sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS É CONTÍNUA E FORMATIVA








A avaliação é contínua porque assenta numa análise permanente do trabalho e das atitudes dos alunos e é formativa porque se destina a identificar problemas e dificuldades com o objectivo de os ultrapassar / corrigir.

Não se deve confundir avaliação com classificação: enquanto a avaliação tem um carácter formativo, por sua vez a classificação é valorativa, geralmente quantitativa e selectiva. A classificação só aparece depois de efectuada a avaliação e incide sobre os resultados.

A avaliação dos trabalhos e dos resultados dos alunos é feita em três parâmetros fundamentais:
1) domínio das competências específicas (científicas: conceitos, factos e processos de trabalho);
2) domínio de competências transversais a todas as disciplinas (expressão oral e escrita, utilização das TIC, criatividade na resolução de problemas);
3) domínio das competências pessoais e sociais (iniciativa, empenho, autonomia, assiduidade, pontualidade, responsabilidade no cumprimento dos prazos dos trabalhos, cooperação em trabalho de grupo e respeito pelo outro, quer aluno, quer professor).

Na avaliação dos alunos, o professor recorre a diversas técnicas e instrumentos de que se destacam: observação do comportamento e da participação na sala de aula e nas visitas de estudo; níveis de assiduidade, de pontualidade e de cumprimento dos prazos; comportamento geral do aluno; execução e autonomia nas tarefas várias; participação nas aulas e em debates; resultados dos testes e dos trabalhos de grupo; execução dos trabalhos de casa.

Os critérios de avaliação final em HCA na nossa Escola, para o corrente ano lectivo, foram definidos pelo grupo disciplinar de HCA e são os seguintes:

Ao nível das competências - ponderação de 90% nas notas
Ao nível das atitudes e dos valores - ponderação de 10% nas notas.

O que é avaliado nas competências?

1- utilizar em cada área artística vocabulário adequado
2- analisar o objecto artístico na sua especificidade técnica e formal
3- reconhecer o objecto artístico como documento/testemunho do seu tempo histórico
4- reconhecer o estudo do objecto artístico como processo fundamental para o conhecimento do passado
5- adoptar métodos de trabalho próprios, individuais e/ou de grupo
6- comunicar correctamente opiniões e resultados de pesquisa (oralmente e por escrito)
7- utilizar diversos recursos na pesquisa e comunicação de informação.

O que é avaliado nas atitudes e valores?

1- usar o material necessário
2- realizar os trabalhos de casa
3- participação e empenho nas actividades propostas
4- cooperação e trabalho em grupo
5- sentido de responsabilidade e de disciplina
6- pontualidade e assiduidade
7- respeito pelo outro

EM QUE MEDIDA ESTAS INFORMAÇÕES SÃO ÚTEIS?

Deves atender a todos estes aspectos, que nas aulas já te foram comunicados, e reflectir sobre eles, procurando fazer uma auto-avaliação nos vários parâmetros e tentar corrigir o que te parecer menos positivo. Tem em conta que não são só as notas dos testes o único elemento de avaliação e de classificação. A nota final de cada período reflecte todo um percurso que fazes desde o início do ano lectivo e reúne dados de todas as vertentes da tua participação e trabalho.

Boa reflexão!!!

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