METODOLOGIA DOS TRABALHOS DE PESQUISA DE GRUPO
OBJECTIVOS
Desenvolver competências de trabalho em equipa
Adquirir hábitos de observação e de descrição de obras de arte
Desenvolver um espírito crítico/analítico perante o património artístico
Reconhecer a multiplicidade de leituras do objecto artístico
Aplicar conhecimentos adquiridos em novas situações
Aprofundar temas e conceitos gerais mediante o estudo concreto da arte local/regional
ACTIVIDADES
Constituição de grupos de trabalho com 4 elementos
Elaboração do trabalho de acordo com as seguintes etapas:
- Construção de um plano de trabalho para o grupo
- Ida ao local, recolha de informação escrita e visual (registos gráficos e fotográficos)
- Preenchimento de fichas de observação
- Pesquisa bibliográfica e na internet sobre o objecto de estudo e o tema artístico e época em que se enquadra
- Redacção do trabalho de acordo com as regras de apresentação formal
Entrega do trabalho dentro do calendário previsto
Apresentação oral do trabalho ao resto da turma, em aula, suportada com projecção de imagens relativas ao objecto de estudo
AVALIAÇÃO
A avaliação recai sobre os seguintes parâmetros:
- Adequação dos trabalhos às regras enunciadas
- Qualidade da apresentação formal e visual
- Qualidade linguística do texto escrito (incluindo o uso de vocabulário específico)
- Cumprimento dos objectivos do trabalho e da abordagem escolhida sobre o tema
A classificação incide sobre a apresentação escrita e a apresentação oral do trabalho. Uma classificação geral do trabalho (CG) será comum a todos os elementos do grupo; uma classificação específica (CE) incidirá sobre a participação de cada elemento (com base no desempenho durante a apresentação oral). A classificação final (CF) de cada aluno será o resultado da média entre a CG e a CE.
CALENDÁRIO
1º período lectivo: constituição de equipas; entrega de uma folha com os nomes e números dos alunos e indicação do nome do porta-voz do grupo; identificação do tema de trabalho (obra de arte/monumento; localização, etc.); ida ao local do objecto de estudo e primeira recolha de informação escrita e visual elaboração;
OBJECTIVOS
Desenvolver competências de trabalho em equipa
Adquirir hábitos de observação e de descrição de obras de arte
Desenvolver um espírito crítico/analítico perante o património artístico
Reconhecer a multiplicidade de leituras do objecto artístico
Aplicar conhecimentos adquiridos em novas situações
Aprofundar temas e conceitos gerais mediante o estudo concreto da arte local/regional
ACTIVIDADES
Constituição de grupos de trabalho com 4 elementos
Elaboração do trabalho de acordo com as seguintes etapas:
- Construção de um plano de trabalho para o grupo
- Ida ao local, recolha de informação escrita e visual (registos gráficos e fotográficos)
- Preenchimento de fichas de observação
- Pesquisa bibliográfica e na internet sobre o objecto de estudo e o tema artístico e época em que se enquadra
- Redacção do trabalho de acordo com as regras de apresentação formal
Entrega do trabalho dentro do calendário previsto
Apresentação oral do trabalho ao resto da turma, em aula, suportada com projecção de imagens relativas ao objecto de estudo
AVALIAÇÃO
A avaliação recai sobre os seguintes parâmetros:
- Adequação dos trabalhos às regras enunciadas
- Qualidade da apresentação formal e visual
- Qualidade linguística do texto escrito (incluindo o uso de vocabulário específico)
- Cumprimento dos objectivos do trabalho e da abordagem escolhida sobre o tema
A classificação incide sobre a apresentação escrita e a apresentação oral do trabalho. Uma classificação geral do trabalho (CG) será comum a todos os elementos do grupo; uma classificação específica (CE) incidirá sobre a participação de cada elemento (com base no desempenho durante a apresentação oral). A classificação final (CF) de cada aluno será o resultado da média entre a CG e a CE.
CALENDÁRIO
1º período lectivo: constituição de equipas; entrega de uma folha com os nomes e números dos alunos e indicação do nome do porta-voz do grupo; identificação do tema de trabalho (obra de arte/monumento; localização, etc.); ida ao local do objecto de estudo e primeira recolha de informação escrita e visual elaboração;
Até final de Novembro: entrega do plano de trabalho por cada grupo, com Bibliografia proposta.
Até final de Fevereiro: apresentação do 2º relatório do andamento dos trabalhos (máx: 2 pp. A4)
Final do 2º período lectivo: entrega do trabalho escrito
3º período: apresentação oral à turma e avaliação do trabalho
REGRAS PARA A APRESENTAÇÃO FORMAL DO TRABALHO
O trabalho escrito deverá ter a seguinte estrutura física:
Suporte – capa grossa e argolas; tamanho A4
Folha de rosto (ver modelo em anexo)
Paginado e impresso (em word, letra normal times new roman, 12, espaço e meio de intervalo)
Mínimo e máximo de páginas de texto – 15 a 25 (a bibliografia e os anexos não entram nesta contagem)
Índice – indicação dos capítulos do trabalho e da pág. onde cada um começa (ver modelo em anexo)
Introdução (máx. de 1 pág.) – exposição do tema, objectivos, questões e dificuldades centrais, métodos de trabalho e limitações do trabalho
Corpo do texto – desenvolvimento do trabalho com divisão em capítulos, de acordo com os assuntos tratados
Conclusões – (1 pág.) – referem-se as ideias principais que foram desenvolvidas ao longo do trabalho, apresentam-se hipóteses ou conclusões sobre o estudo efectuado
Bibliografia – lista ordenada alfabeticamente das obras (livros e revistas)
consultadas para a elaboração do trabalho (ver modelo anexo); também se referem
os sites consultados na internet
Anexos – nos anexos colocam-se os documentos visuais e escritos que clarificam as
ideias do trabalho. Para cada tipo de documentos existe um anexo: anexo 1
(fotografias); anexo 2 (plantas e alçados – só no caso da arquitectura); anexo 3
(desenhos, esquemas, etc.); anexo 4 - outros
MÉTODO DE TRABALHO
- elaboração de um plano de acção e divisão das tarefas pelos membros do grupo
- visita do local onde se encontra o objecto de estudo e observação do monumento e da sua decoração
- registo de informação em fichas de observação
- registo de imagem em fotografia
- registo de pormenores / esquemas em papel e lápis
- pesquisa de bibliografia no centro de recursos da Escola, nas Bibliotecas, na Internet
- registo dos dados colhidos nos livros ou na Internet
- elaboração do texto do trabalho
- elaboração dos anexos do trabalho
- leitura crítica e revisão final do trabalho
- elaboração de um esquema para a apresentação oral à turma, com indicação das participações de cada elemento e controlo do timming
- elaboração de diapositivos, transparências ou apresentação em power point para a apresentação oral à turma
EXEMPLO DE CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
XAVIER, Pedro do Amaral (2001). A Morte, Símbolos e Alegorias: estudos iconográficos sobre arte portuguesa e europeia. Lisboa: Livros Horizonte.
ANEXO 1: MODELO DE FOLHA DE ROSTO (o tema é apenas um exemplo)
ESCOLA SECUNDÁRIA ARTÍSTICA ANTÓNIO ARROIO
HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES
(times new roman 16)
A SÉ DE LISBOA
(times new roman 18 negrito)
TRABALHO DE GRUPO
(times new roman 16)
Turma : ____ Ano: _____
Alunos:
_______________
_______________
(nomes e números)
Nome do Professor:
_______
Lisboa, data
(estes últimos em times new roman 14)
Anexo 2: MODELO DE ÍNDICE
A SÉ DE LISBOA
ÍNDICE
Págs.
Introdução......... 3
1. A arquitectura românica em Portugal (breve perspectiva)........4
2. A história do edifício................................ 7
3. Análise descritiva da sua arquitectura..................... 10
3.1 As estruturas............................ 10
3.2 O espaço...................... 14
4. Análise descritiva da sua decoração.................. 18
4.1 Escultura aplicada à arquitectura...................... 18
4.2 Pintura.................... 21
4.3 Vitrais..................... 23
Conclusões ...................... 25
Bibliografia ............... 26
Anexos ................. 28
Anexo 1 – Fotografias.............29
Anexo 2 – Plantas e alçados.............33
Anexo 3 – Desenhos de pormenores........ 35
Até final de Fevereiro: apresentação do 2º relatório do andamento dos trabalhos (máx: 2 pp. A4)
Final do 2º período lectivo: entrega do trabalho escrito
3º período: apresentação oral à turma e avaliação do trabalho
REGRAS PARA A APRESENTAÇÃO FORMAL DO TRABALHO
O trabalho escrito deverá ter a seguinte estrutura física:
Suporte – capa grossa e argolas; tamanho A4
Folha de rosto (ver modelo em anexo)
Paginado e impresso (em word, letra normal times new roman, 12, espaço e meio de intervalo)
Mínimo e máximo de páginas de texto – 15 a 25 (a bibliografia e os anexos não entram nesta contagem)
Índice – indicação dos capítulos do trabalho e da pág. onde cada um começa (ver modelo em anexo)
Introdução (máx. de 1 pág.) – exposição do tema, objectivos, questões e dificuldades centrais, métodos de trabalho e limitações do trabalho
Corpo do texto – desenvolvimento do trabalho com divisão em capítulos, de acordo com os assuntos tratados
Conclusões – (1 pág.) – referem-se as ideias principais que foram desenvolvidas ao longo do trabalho, apresentam-se hipóteses ou conclusões sobre o estudo efectuado
Bibliografia – lista ordenada alfabeticamente das obras (livros e revistas)
consultadas para a elaboração do trabalho (ver modelo anexo); também se referem
os sites consultados na internet
Anexos – nos anexos colocam-se os documentos visuais e escritos que clarificam as
ideias do trabalho. Para cada tipo de documentos existe um anexo: anexo 1
(fotografias); anexo 2 (plantas e alçados – só no caso da arquitectura); anexo 3
(desenhos, esquemas, etc.); anexo 4 - outros
MÉTODO DE TRABALHO
- elaboração de um plano de acção e divisão das tarefas pelos membros do grupo
- visita do local onde se encontra o objecto de estudo e observação do monumento e da sua decoração
- registo de informação em fichas de observação
- registo de imagem em fotografia
- registo de pormenores / esquemas em papel e lápis
- pesquisa de bibliografia no centro de recursos da Escola, nas Bibliotecas, na Internet
- registo dos dados colhidos nos livros ou na Internet
- elaboração do texto do trabalho
- elaboração dos anexos do trabalho
- leitura crítica e revisão final do trabalho
- elaboração de um esquema para a apresentação oral à turma, com indicação das participações de cada elemento e controlo do timming
- elaboração de diapositivos, transparências ou apresentação em power point para a apresentação oral à turma
EXEMPLO DE CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
XAVIER, Pedro do Amaral (2001). A Morte, Símbolos e Alegorias: estudos iconográficos sobre arte portuguesa e europeia. Lisboa: Livros Horizonte.
ANEXO 1: MODELO DE FOLHA DE ROSTO (o tema é apenas um exemplo)
ESCOLA SECUNDÁRIA ARTÍSTICA ANTÓNIO ARROIO
HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES
(times new roman 16)
A SÉ DE LISBOA
(times new roman 18 negrito)
TRABALHO DE GRUPO
(times new roman 16)
Turma : ____ Ano: _____
Alunos:
_______________
_______________
(nomes e números)
Nome do Professor:
_______
Lisboa, data
(estes últimos em times new roman 14)
Anexo 2: MODELO DE ÍNDICE
A SÉ DE LISBOA
ÍNDICE
Págs.
Introdução......... 3
1. A arquitectura românica em Portugal (breve perspectiva)........4
2. A história do edifício................................ 7
3. Análise descritiva da sua arquitectura..................... 10
3.1 As estruturas............................ 10
3.2 O espaço...................... 14
4. Análise descritiva da sua decoração.................. 18
4.1 Escultura aplicada à arquitectura...................... 18
4.2 Pintura.................... 21
4.3 Vitrais..................... 23
Conclusões ...................... 25
Bibliografia ............... 26
Anexos ................. 28
Anexo 1 – Fotografias.............29
Anexo 2 – Plantas e alçados.............33
Anexo 3 – Desenhos de pormenores........ 35
Nenhum comentário:
Postar um comentário