Qual o papel da cultura artística na formação dos cidadãos e que peso tem a arte no quotidiano das populações? Como poderemos definir cultura artística e o que deveremos incluir nesse conceito? Porque é que a arte é importante e por que razão as pessoas criam e apreciam arte?
Será que ao longo da história os homens colocaram sempre estas questões sobre arte? Aqueles objectos que encontramos nos museus e a que hoje em dia chamamos arte também eram entendidos como tal na sua época? As artes mantêm a sua função original através dos tempos?
Se cada povo e cada época têm um conceito e uma atitude específica perante a arte, ao ponto de produzirem formas, gestos e sons muitas vezes díspares, qual será o denominador comum que nos permite meter no mesmo "saco" as pirâmides egípcias, a estatuária grega, as máscaras africanas, as sedas chinesas, as catedrais medievais, as tapeçarias renascentistas, o teatro de Sheakspeare, a música de Bach, os filmes de Manoel de Oliveira ou um CD dos Queen?
Muitas são as razões pelas quais as pessoas concebem, exibem e desfrutam arte. Ao longo da história da humanidade e em diferentes civilizações, verificamos que as funções da arte vão desde as razões mais práticas de satisfação das necessidades quotidianas como, por exemplo, a produção de vasos de cerâmica, passando pelos motivos religiosos (construção de templos de e imagens de culto) e políticos (propaganda) até às razões puramente estéticas e intelectuais (com exemplos abundantes nas artes contemporâneas). Não se pode, pois, definir arte com base no critério de utilidade. De facto, bem vistas as coisas, toda a arte cumpre uma função concreta, pelo que a torna útil sob uma determinada perspectiva para os indivíduos, grupos sociais e nações.
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